segunda-feira, 1 de abril de 2013

Sites de trocas ajudam a renovar a decoração de casa


Você acha que os móveis e objetos de decoração da sua casa já deram o que tinham que dar e quer mudar tudo? Mas os preços de móveis novos nas lojas de decoração estão pela hora da morte, não é? Mas há uma alternativa muito mais econômica e que ainda por cima é sustentável, pois impede que muita coisa vá para o lixo: o bom e velho escambo, ou troca.
Você anuncia algo que não quer mais e fala pelo que quer trocá-lo, e se alguém se interessar, é só fechar negócio! Esse esquema ancestral de comércio ganhou nova vida com a internet, que facilita muito para pessoas que querem trocar algo se encontrem e realizem a transação com segurança. Nos EUA existe muitos sites de trocas, nos quais os usuários, após se cadastrarem, podem colocar os objetos que não querem mais e procurar o que desejam. Aí é só entrar em contato com o outro trocador e combinar como será feito o negócio.
E a onda já começa a chegar no Brasil! Aqui, os sites mais conhecidos são o Trocaria, o XCambo e o eTrocas, todos bem fáceis de usar. Em várias cidades brasileiras há ainda o Freecycle Brasil, ligado à rede internacional Freecycle, onde as pessoas podem doar o que não querem mais e procurar o que precisam. A relações públicas paulistana Laura Fostinone é uma entusiasta do Freecycle e já adquiriu vários objetos para casa usando esse e outros sites
de troca, e até recolhendo móveis na rua! "Boa parte da decoração da minha casa eu fiz desta forma. Peguei molduras de quadros, vasos, potes para alimentos e condimentos... Já achei até um armário de cozinha em muito bom estado no meio da rua! Minha dica é: vá com um carro que tenha porta malas grande e passeie por Itaim, Higienopolis, Perdizes, Moema... Você vai se assustar com a quantidade de móveis bons jogados nas ruas e caçambas", conta.
Dicas para não cair em "roubadas"
Laura ressalta que é preciso ter alguns cuidados para não levar "gato por lebre" nos sites e grupos de trocas. "É fundamental pedir fotos e descrição detalhadas dos móveis e objetos para ver se é mesmo o que você está querendo. Muita gente quer apenas se livrar das coisas, que muitas vezes não estão em estado de uso, ou precisam de reformas", afirma. Ela diz ainda que é sempre bom pesquisar e fazer as contas para ver se a troca vale a pena. "Às vezes o móvel pode precisar de reforma, e o combo do transporte mais a reforma pode sair caro. Fique atento!", alerta.
Embora ela nunca tenha tido problemas com quem negociou, a relações públicas diz que não se pode descuidar da segurança. "Cuidado na hora da retirada: marque em um local público. Por mais que tenha muita gente do bem fazendo esta prática, não é recomendado que você receba estranhos na sua casa".
Viram como é fácil redecorar sua casa gastando quase nada, e ainda por cima dando aos móveis que você não quer mais um destino melhor que o lixão? Experimente utilizar essas dicas e depois conte para nós como foi!

Nenhum comentário:

Postar um comentário