segunda-feira, 1 de abril de 2013

Bancos reduzem juros para antecipação de IRPF



Alguns bancos anunciaram a redução da taxa de juros para quem fizer a antecipação da restituição do Imposto de Renda. É uma opção de empréstimo aos clientes mais apressados. Entretanto, nem sempre vale a pena pedir o adiantamento.

Segundo especialistas, antecipar a restituição do Imposto de Renda é uma boa saída principalmente para quem tem alguma dívida com taxa de juros mais alta, como cartão de crédito e cheque especial. Nesse caso, o correntista troca uma dívida mais cara por outra mais
barata.

"Se a dívida for de cartão de crédito ou de cheque especial - são os mais caros - então vale a pena fazer uma antecipação de imposto de renda e cobrir essa dívida. Se for uma dívida barata ou complicada, um financiamento imobiliário, algo assim que dá uma trabalheira fazer e a diferença de taxa é muito pequena, aí em geral não vai valer a pena”, explica o professor de finanças da USP Roy Martelanc.


Em média, o cartão de crédito cobra 9% de juros ao mês sobre a dívida. O cheque especial bate os 7,75%. No caso do empréstimo pessoal são 3%, segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças. Perto disso, a taxa cobrada hoje de quem antecipa o IR compensa – fica em torno de 1,6%.

Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Santander e HSBC oferecem antecipação do IR. Em todos os casos, é preciso ser correntista da instituição para contratar o empréstimo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário