terça-feira, 2 de abril de 2013

Cinco dicas para economizar água em casa

Veja cinco dicas para revolucionar seu lar e acabar com o desperdício:

 
É impossível viver sem água: não só a que bebemos, mas também a usada para produzir alimentos, limpar as cidades e abastecer nossas casas. E quando falamos do consumo doméstico, há várias atitudes que podem ajudar na economia e evitar a escassez do recurso.
- Você sabia que ao beber um copo de água, são necessários ao menos outros dois para lavá-lo? Por isso, a economia na cozinha é fundamental. Ao lavar a louça, primeiro limpe os restos de comida com esponja e sabão e, só depois, abra a torneira. 

- Um dos ambientes que mais desperdiça água em casa é o banheiro. Um banho de ducha de 15 minutos consome 135 litros. Quando o registro é fechado na hora de se ensaboar, o consumo pode cair para 45 litros. Entre os produtos mais modernos do mercado está o Registro Regulador de Vazão para Chuveiro, o RRV, da Docol, que pode diminuir a escoamento em até 50%. Outra opção é instalar um chuveiro com vazão constante, como o modelo Éden, também da Docol, que libera 12 litros por minuto. 
- Molhar as plantas com a mangueira durante 10 minutos pode consumir 180 litros de água. Por isso, prefira um regador. Para economizar ainda mais, a rega durante o verão deve ser feita de manhã ou à noite para reduzir a perda por evaporação. No inverno, ela pode ser realizada em dias alternados. 

- Fechar a torneira ao escovar os dentes pode representar uma economia de 11,5 litros de água. 

- A descarga tradicional libera 6,8 litros de água. Com o Acabamento para Válvula de Descarga Salvágua, da Docol, podem ser acionados dois botões. No acionamento parcial, são aproximadamente 3 litros e no total, 6 litros. O sistema pode ser instalado sem reformas. 
 

Mais sobre a água no Brasil e no Mundo 


O Brasil é privilegiado pela quantidade de água. Praticamente 15% do que está disponível para o consumo no mundo fica dentro das fronteiras brasileiras, embora a distribuição não seja uniforme em todo o território. Só a grande São Paulo consome atualmente 80,5 bilhões de litros por mês. Por isso, é tão importante economizar. Segundo levantamento da WWF Internacional de junho de 2012, cerca de 45% dos brasileiros admitem não adotar nenhuma medida para reduzir o consumo de água, como fechar a torneira ao escovar os dentes ou tomar banhos rápidos. 

Um estudo do grupo ambiental The Nature Conservancy concluiu que, se continuarem as atuais ten¬dências de urbanização, por volta do ano 2050, cerca de 990 milhões de moradores de cidades viverão com menos de 100 litros diários de água cada um - mais ou menos a quantidade necessária para encher uma banheira. Além disso, mais 100 milhões de pessoas não terão água para beber, cozinhar, limpar, tomar banho e ir ao banheiro (fonte Docol). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário