terça-feira, 9 de abril de 2013

Dicas de economia de energia elétrica

O desperdício de energia elétrica, além de não sair barato para o consumidor, pode se tornar um grande problema ambiental. 

Quase 100% da energia elétrica produzida no Brasil é gerada pelas centrais hidrelétricas que dependem de milhões de litros de água para movimentar as turbinas responsáveis pela geração de energia. Além disso, as hidrelétricas causam outros impactos ambientais, como o alagamento de áreas vizinhas, o aumento do nível de rios, podendo, algumas vezes, mudar o curso do rio represado, prejudicando a fauna e a flora da região. 

Por isso, na hora de adquirir eletroeletrônicos ou eletrodomésticos, seja também um consumidor consciente. Uma forma simples de evitar o desperdício de energia é observar se esses produtos possuem o selo do Programa de Conservação de Energia Elétrica (Procel).
Além de ser um consumidor mais atento, para combater o desperdício de energia é preciso mudar seus hábitos, assim você colabora para a preservação do ambiente para as gerações futuras. Através de pequenos cuidados, economizar energia fica muito mais fácil. Abaixo, algumas dicas sobre como economizar energia elétrica. E lembre-se sempre de retirar seus eletrodomésticos da tomada quando não estiverem sendo usados.  Energia é dinheiro, não desperdice. 

 Chuveiro Elétrico:
É um dos equipamentos que mais consome energia. Evite seu uso no horário de pico (18 às 21h). Lembre-se de deixar a chave na posição “verão” durante os dias quentes, e sempre feche a torneira ao se ensaboar.


É um dos equipamentos que mais consome energia. Evite seu uso no horário de pico (18 às 21h). Lembre-se de deixar a chave na posição “verão” durante os dias quentes, e sempre feche a torneira ao se ensaboar.


Geladeira /Freezer: 
É importante colocar o aparelho em local ventilado, longe do fogão ou de áreas expostas ao sol, e afastá-lo pelo menos 15cm da parede.

Evite abrir a porta por tempo prolongado ou reiteradamente, pois a entrada de ar quente faz o motor trabalhar mais.

Televisão: 
Desligue a TV se não tiver ninguém assistindo e evite dormir com a televisão ligada. Uma boa opção é programar o aparelho para desligar sozinho (sleep).

 Máquina de Lavar Roupa : 
Só ligue a máquina com a capacidade máxima de roupas indicada pelo fabricante e mantenha o filtro sempre limpo. Use somente a dosagem correta de sabão, para não repetir o enxágue. Assim, você economiza água e energia.

 Ar Condicionado:Ao instalar, procure um local com boa circulação de ar, e proteja a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação. Mantenha portas e janelas sempre fechadas quando o aparelho estiver funcionando.


Computador: 
Não deixe impressoras e outros acessórios ligados sem necessidade e configure o computador para que a tela do monitor desligue sozinha quando não estiver em uso. Caso seja necessário peça ajuda a um técnico de informática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário