quinta-feira, 11 de abril de 2013

Quatro dicas de decoração para estar com a casa sempre em ordem


No dia a dia, costumamos buscar muitas soluções para a decoração e vivemos querendo inserir novidades no ambiente. Mas muita calma nessa hora... Nada de acumular um monte de objetos pela casa: para estar com tudo em ordem, o segredo é saber dar adeus ao que não tem utilidade e deixar o espaço sempre o mais prático e confortável possível.

Isso não quer dizer que você não possa estar sempre adicionando novos detalhes à sua casa. Pelo contrário: contanto que esteja sempre em dia com essas dicas básicas, você pode mudar o que quiser, sempre.  Já conferiu se está tudo certo por aí? Vamos lá:

1-      Menos é mais na sala de estar

A sala é a sua recepção. Por isso, nunca deve estar fora de ordem. Além de manter as almofadas organizadas sobre o sofá e as mantas bem alinhadas, você precisa de um espaço em que possa guardar cartas e chaves. Nada de deixar tudo espalhado pela sala: ter os objetos em ordem e sempre à mão é a melhor coisa que você pode fazer.
Quanto menos objetos você centralizar nesse ambiente, mais rápida fica a limpeza e mais organizada sua aparência. Se quiser manter revistas, livros, DVDs e CDs por lá, aproveite que eles também são objetos de decoração! . Use cestos e revisteiras para as publicações e arrume os livros, CDs e DVDs em prateleiras, estabelecendo a ordem que preferir.

2-      A cozinha é, antes de tudo, um ambiente que demanda prática

Você não quer ficar toda perdida no momento em que estiver cozinhando, certo?  Além de muito limpa, a cozinha precisa estar sempre em ordem para que tudo seja muito prático . Divida prateleiras e armários por produtos, deixando um espaço só para louça, utensílios e mantimentos. Organize as peças de modo que consiga pegar uma sem derrubar as outras e, assim como no quarto, coloque as peças mais usadas na parte mais acessível.
Não coloque alimentos nas prateleiras abertas. Caso só tenha essa opção, utilize recipientes que possam ser bem fechados e não acumulem resíduos. Pelo mesmo motivo, evite deixar alimentos direto nas prateleiras. Caso seja inevitável, para que o local não vire uma bagunça e nada seja contaminado, coloque boa parte deles em potes de mantimentos ou porta-temperos e jogue fora as embalagens. Se você não tem uma dispensa, guarde os itens em cestas.

Cadernos e livros de receitas devem ser guardados longe do vapor e da gordura do fogão, de preferência categorizados e bem acomodados no armário.


3-      Banheiro não é depósito


Nada de encher o banheiro de maquiagens e remédios. Esses produtos precisam de um local mais arejado e menos sujeito à umidade. Evite também toalhas molhadas penduradas pela parede. Escovas de dente e cabelo e sabonetes precisam de recipientes adequados para não acumular bactérias - não deixe nada solto pela pia! Aproveite-se de cestinhas e cabides para dar um toque de charme e organização no ambiente.





4-      O quarto tem que ser aconchegante

Mantenha as camas sempre bem alinhadas, com lençóis limpos. Faz a diferença na noite de sono e na aparência do quarto durante o dia. Pode deixar travesseiros e almofadas sobre a colcha, mas não exagere ou a cama vai aparentar estar uma bagunça.
A durabilidade das suas roupas e acessórios aumentará se você armazená-los adequadamente e sempre souber onde encontrar. Por isso, guarde apenas as roupas que você vai de fato utilizar. Caso tenha muita coisa passível de descarte, você pode doar ou fazer um bazar entre amigas (já comentamos sobre isso aqui). Depois, guarde o essencial, deixando as peças da estação mais acessíveis e as outras nas prateleiras e gavetas de acesso mais complicado. Não economize nos cabides e as peças estarão sempre bem alinhadas!
Pode parecer bobo, mas se você guardar os objetos em organizadores antes de colocá-los na gaveta, você preserva-os e ainda tem mais facilidade de encontrar o que precisa. Separe uma caixa para remédios, uma para joias e bijuterias, uma para maquiagens e por aí vai... Mantenha os documentos em pastas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário