segunda-feira, 8 de abril de 2013

DICA: Como pendurar quadros na parede

Nem só de paredes brancas vive uma casa. Para deixar sua decoração ainda mais charmosa, você pode transformar paredes neutras no centro das atenções. O que não faltam são ideias para transformar paredes em verdadeiros itens de decoração - e os quadros são uma mão na roda para uma transformação rápida, fácil e barata!



Antes de começar a furar as paredes e pendurar quadros como se não houvesse amanhã, escolha as paredes que merecem receber uma atenção especial. A parede da sala que fica atrás do sofá é uma ótima opção. No quarto, vale o mesmo para a parede onde fica encostada a cabeceira da cama. Áreas de passagem como corredores podem ficar mais charmosas com uma parede cheia de quadros. Aliás, halls de entrada e corredores são ótimos locais para fotos da família.

Já o lavabo, por ser um cômodo pequeno e usado pelas visitas, pode receber mais adereços e coisas que chamem a atenção dos visitantes, como paredes bem coloridas e revestimentos diferentes, como papel de parede e tecido.
 

Função de cada cômodo da casa


Quando for pensar em um arranjo de quadros, pense sempre na principal função daquele cômodo que você quer decorar. Na cozinha, por exemplo, quadros pregados em azulejos deixam marcas na parede que depois são difíceis de remover, se caso você queira mudar os quadros de lugar.

Como fazer arranjos de quadros


Qualquer coisa que você goste pode ser emoldurada e virar um quadro: uma tira de história em quadrinhos, fotos de família, pôsteres, gravuras, pinturas, aquarelas... E aí, na hora de pendurar os quadros e criar uma composição, um truque: em vez de furar várias paredes, ter trabalheira e fazer bagunça, coloque um lençol branco no chão e disponha os quadros do jeito que você gostaria que ficassem na parede escolhida. Meça todo o conjunto e veja se a medida confere com a do espaço disponível na parede. Então, comece pendurando os quadros do meio, e vá distribuindo os outros de dentro para fora.



Outra dica para pendurar quadros: se o espaço que você escolheu está acima do sofá, tome cuidado para deixar uma sobra de pelo menos 30 cm entre o sofá e os quadros. Assim, você elimina o risco de quem estiver sentado esbarrar a cabeça nos quadros pendurados. É importante também pensar na harmonia do conjunto: você pode escolher quadros de temas diferentes, mas que tenham cores e tonalidades da mesma família. Ou então, se tem quadros muito diferentes uns dos outros, emoldure-os com o mesmo tipo de moldura e tamanho. Assim o conjunto terá uma unidade visual.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário