sexta-feira, 1 de março de 2013

Você já pensou nos impactos causados ao descartar óleo de cozinha em ralos ou pias?


Ao descartar o óleo de fritura indevidamente você está praticando um CRIME AMBIENTAL!



Dados apontam que com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água.

Quando descartado incorretamente na pia, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção.


Quando retido no encanamento, acaba retendo resíduos, tornando o ambiente propício para atrair baratas, ratos e insetos, e gerando graves problemas de higiene, mau cheiro e um gasto desnecessário com a limpeza da caixa de gordura!


Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats.

Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.

Portanto, NUNCA jogue qualquer tipo de óleo diretamente no ambiente, em ralos, pias ou no solo.

O óleo reciclado pode ser utilizado como matéria-prima na fabricação do biodiesel, ração animal, massa de vidro, indústrias de tintas, cola, e etc.


Como coletar


O óleo de cozinha deve ser guardado em garrafas (PET), e descartado em coletores previamente instalados em locais apropriados para a coleta. Há empresas especializadas em coleta de óleo de cozinha, procure uma mais próxima a sua casa!





Porque reciclar


Reciclar implica reaproveitar, reutilizar. A produção de materiais reciclados faz com que haja uma menor utilização dos recursos naturais da Terra, um menor consumo de energia, menos lixeiras e incineradoras e uma redução da poluição.


Pequenos atos podem fazer a diferença na preservação do Meio Ambiente. Faça a sua parte!



Nenhum comentário:

Postar um comentário