sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mecanismos para economizar água

Na hora de construir ou reformar um banheiro, beleza, praticidade e modernidade são características importantes. Mas, o que muita gente não sabe é que é possível aliar tudo isso à economia, escolhendo materiais que gerem menos despesa na obra e também no uso diário.

Um exemplo são os mecanismos de meia descarga ou descarga total disponíveis nas caixas acopladas e mecanismos de saída com duplo acionamento. A economia gerada chega a 50%. Outra opção para economizar água utilizada no vaso sanitário são as entradas universais, que servem em qualquer modelo de caixa acoplada.

Outro mecanismo que acarreta redução do consumo de água é o redutor de vazão, que diminui a pressão da água que sai pelo chuveiro ou pelas torneiras.
Mais dicas para gerar economia no banheiro

-  Tome banhos mais curtos. Cada minuto a menos pode reduzir o consumo em 23 litros.

-  A banheira em geral requer mais água que o chuveiro; por isso, deixe para usá-la apenas quando realmente precisar.

- Verifique a temperatura da água enquanto enche a banheira, para evitar que fique muito quente e depois seja necessário acrescentar grande quantidade de água fria.

- Considere a instalação de um sistema de reutilização de água da banheira, do chuveiro e da pia. A água pode ser usada no jardim ou nas descargas dos banheiros.

-  Instale torneiras com arejadores, capazes de reduzir a vazão de água em até 50%, garantindo uma economia de 5.000 litros por ano.

-  Não abra completamente as torneiras – até 90% da água pode ser desperdiçada. Adote o hábito de abrir apenas o necessário.

Fonte: www.censi.com.br (empresa de Blumenau (SC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário