terça-feira, 22 de março de 2011

Paisagismo: harmonia entre moradores e o jardim

Muitos dos desafios dos profissionais de paisagismo estão na demanda de conseguir conectar os moradores à natureza. Sabe-se atualmente que os jardins residenciais podem colaborar na redução da pressão e do estresse das pessoas, gerando saúde e felicidade. Nas grandes e médias cidades, onde o barulho, trânsito e a poluição são prejudiciais, o lar representa um refúgio de bem estar e os jardins podem ser alternativa para relaxar e aproximar a natureza do dia a dia.

Quem fizer um bom planejamento pode criar espaços harmoniosos e funcionais e, além disso, os jardins podem contribuir bastante para dar equilíbrio térmico às construções, ou seja, menos energia com condicionadores de ar! O paisagismo integrado à arquitetura pode minimizar efeitos de ilha de calor e reduzir as necessidades de gastos com climatização.

A sustentabilidade pode ser parte integrante do processo de construção, a Zul mantém sempre essa filosofia em todas as suas obras.

Antes de pensar seu jardim, faça algumas perguntas básicas:

·       Sonhos: Quero um jardim de descanso e contemplação ou um jardim para atividades esportivas? Para lazer de crianças ou para melhorar o conforto térmico?
·       Espaço: Qual a área disponível e já existe vegetação?

·       Como será a manutenção: O morador gosta de jardinagem? Vai contratar um jardineiro? Viaja muito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário