terça-feira, 22 de março de 2011

Consumo de água racional também é fundamental!

Estamos no Dia da Água, 22 de março, e a data pode servir de alerta para todos, ao nos depararmos com dados alarmantes sobre a falta de água potável no planeta. Sabemos, por exemplo, que a Organização Mundial da Saúde recomenda um mínimo de 80 litros por habitante por dia, para se ter uma vida saudável. Numa cidade como São Paulo, a produção de água chega a ser de 400 litros por dia para cada habitante, e se multiplicarmos esse valor pelos 170 milhões de habitantes do país, teremos 68 bilhões de litros por dia. Estima-se que nossos rios transportem diariamente 22 trilhões de litros de água.

Mas isso não significa que devemos ficar tranqüilos, afinal, nesse cálculo não estão incluídos os consumos de água pelos esgotos – diluídos nas águas dos rios – e nem a água utilizada na produção industrial (incluindo a construção civil!).

Os esgotos produzidos por cada habitante consomem 60 gramas de oxigênio por dia, ou seja, o oxigênio de 6.700 litros de água, o que já elevaria o nosso gasto individual para 7.100 litros, em vez daqueles 400 que citamos como exemplo em São Paulo.  Para a produção dos produtos agrícolas há um gasto médio de 3 mil litros de água por habitante por dia, somente na irrigação!

Fique atento, feche a torneira, não desperdice e economize água!
Leia mais: www.wwf.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário