segunda-feira, 6 de maio de 2013

Opções mais verdes: confira dez dicas para deixar sua casa mais sustentável


Em uma era em que o discurso sustentável vale ouro, na construção civil, por exemplo, casas sustentáveis são alternativas para quem busca estratégias que permitem aliar redução de gastos e, ao mesmo tempo, preservação ambiental.

O mito que permeia o universo das casas sustentáveis é o do alto investimento exigido. No entanto, relacionar os gastos finais com as contas do mês demonstra que, em longo prazo, a economia é uma das maiores vantagens da sustentabilidade.

Painel solar

Os painéis fotovoltaicos, aplicados em telhados, convertem energia solar em energia elétrica. O potencial elétrico criado pelo dispositivo é utilizado como alternativa à energia elétrica convencional. O investimento, apesar de alto, se paga após poucos anos de uso da estrutura.

Telhado verde

Criar um jardim no telhado de casa é uma das opções para manter a temperatura interior agradável. Segundo o arquiteto Renato Rayol, a camada vegetal não repassa o calor já que as plantas absorvem água. Porém, é preciso saber se a estrutura do telhado é adequada para aguentar o jardim, já que acima da laje comum, uma membrana impermeável serve de base à camada de terra. Vegetação próxima às paredes também reduz a temperatura, já as plantas servem de barreira para os raios solares.

Aquecimento de água por gás

O aquecimento da água do chuveiro pode ser feita com gás. Apesar de representar custos na aquisição do gás, a solução é mais econômica, já que o custo é inferior ao da energia elétrica convencional.

Telhas brancas

Pintar o telhado com tinta branca também representa maior conforto ambiental. Independente do material da telha, a cor reflete os raios solares e pode diminuir a temperatura interna em até 1 grau Celsius.

Sistema de captação de água da chuva

Para coletar a água das chuvas é preciso ter calhas simples que enviem a água à um reservatório específico. Após captada, a água pode ser reutilizada para regar jardins, lavar carros e, caso uma central mais elaborada seja construída, é possível distribuí-la para descargas. Para a utilização em banhos, é preciso uma estação de tratamento com bomba específica.

Iluminação artificial

Utilizar lâmpadas LED (Diodo Emissor de Luz, na sigla em inglês) representa economia de até 30% na conta de luz, segundo o arquiteto. Além disso, as lâmpadas tem maior vida útil, chegando até 15 anos sem manutenção, e não emitem calor, ao contrário das incandescentes.

Ventilação natural

Quando as janelas e portas de um ambiente são colocados em paredes opostas, na chamada ventilação cruzada, o vento circula com mais facilidade, segundo o arquiteto. A criação de correntes de ar também ajuda na baixar a temperatura no interior dos ambientes, além de diminuir a conta de luz já que ventiladores são menos utilizados.

Vaso sanitário inteligente

Os vasos de descarga dupla também são uma maneira de economizar na conta de água. Ao serem acionados, 3 litros de água são liberados para dejetos líquidos e 6 litros para dejetos sólidos. Os sanitários à vácuo também representam economia, já que utilizam até 1,5 litros de água a cada acionamento.

Revestimentos de parede

O uso do materiais comuns para revestir paredes evita que as altas temperaturas da região cheguem ao interior das casas. Placas térmicas de EPS, popularmente conhecido como Isopor, mantém a temperatura ambiente sem interferência do calor do sol.
Uma alternativa mais barata pode ser confeccionada com embalagens longa vida. As caixas, abertas e agrupadas, também servem como revestimento térmico. A aplicação de papel de parede não tira a eficácia final da estrutura.

Cimento especial

Na estrutura da casa, os tijolos compostos de solo, cimento e água, são produzidos sem o processo da queima, evitando o desmatamento e poluição do ar. Já o tecnocimento pode ser utilizado em paredes, nichos, bancadas e até mesmo no teto. O material, que tem alta aderência, é aplicado em espessura mínima, 2mm, o equivalente a um cartão de crédito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário