terça-feira, 28 de junho de 2011

Mais de trezentos alunos do Colégio Menino Jesus recebem informações sobre importância da coleta de óleo usado

Zul Empreendimentos Imobiliários em parceria com o Grupo RIC vai atingir três mil crianças e adolescentes com projeto de conscientização ambiental
Neste mês que comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a Zul planejou, juntamente com o Grupo RIC - Jornal Notícias do Dia e  Portal e Revista Its, uma série de ações de educação ambiental com foco em crianças e adolescentes. No último dia 22 de junho, no período da tarde, foi a vez dos alunos do Colégio Menino Jesus, no centro da Capital, receberem as informações. Cerca de trezentas crianças entre 4 e 12 anos ouviram atentamente as dicas para cuidar dos recursos naturais. Depois da palestra, as crianças receberam na sala de aula os recipientes para armazenar o óleo usado e fizeram mais um trabalho em sala de aula. O Colégio recebe a visita do projeto mais uma vez no dia 4 de julho.
As primeiras palestras do projeto foram ministradas dia 6 de junho na escola COC do Córrego Grande, onde estudantes do 4º ao 8º ano puderam conhecer mais sobre os impactos do consumo de recursos naturais e receber detalhes de como ajudar com a coleta de óleo de cozinha usado. Depois foi a vez do Colégio Cruz e Sousa e Dom Jaime, ambos em São José, Colégio Geração, Colégio da Lagoa e Energia Jurerê.
Cada participante recebe um recipiente próprio para armazenar o óleo até o momento dele ser entregue para a reciclagem em um dos postos de coleta da cidade. A Zul entrega ainda um panfleto com as informações necessárias sobre o tema e curiosidades a respeito da poluição que um litro de óleo pode causar ao ser jogado diretamente pelo ralo da pia.
“O que é o meio ambiente?”, pergunta no início de cada palestra o educador ambiental Leonardo Lopes e a resposta surpreende a maioria, afinal tudo faz parte do meio ambiente, seja um elemento natural ou não. Ou seja, o homem faz parte do meio ambiente, assim como a própria escola ou o shopping Center. Depois a palestra discorre sobre a importância de reduzir o consumo, reutilizar produtos e embalagens e por fim, reciclar.
Os alunos interagem bastante, perguntando e dando exemplos do que já fazem com os pais ou mesmo sozinhos para evitar o desperdício no uso dos recursos naturais. A diretora da Zul, Katiane Vieira, explica como é possível colaborar com ações práticas.
Especificamente sobre a coleta de óleo usado, Leonardo demonstra como é importante esta atitude para evitar a poluição de rios e mananciais, além de servir como fonte de renda para muitas comunidades que utilizam o óleo usado para fabricar sabão ou mesmo biodiesel.
SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO
Estudantes de doze grandes escolas de Florianópolis terão a oportunidade de conhecer mais sobre as possibilidades de destinação e reciclagem do lixo, reaproveitamento do óleo de cozinha e ainda aprender sobre hábitos responsáveis no dia-a-dia, como economia de água e energia. As palestras estão ocorrendo durante todo o mês de junho.
SAIBA MAIS SOBRE A ZUL
A Zul Empreendimentos Imobiliários é um bom exemplo de incorporadora que traduz nas suas decisões uma verdadeira preocupação com o futuro do planeta. Neste ano a empresa está com quatro empreendimentos em andamento – Jardim Azul, Bien Vivre, Rivière e Porto de Brisa - e todos eles possuem os atributos de cuidado com os recursos naturais. Além de priorizar a iluminação natural, os imóveis possuem sensores de presença, equipamentos redutores de água, sistemas de coleta de lixo reciclável, entre outros benefícios.
HISTÓRICO - Numa iniciativa inédita, a Zul entregou mais de mil garrafas feitas de plástico reciclável (PET) junto com um folder que ensina as pessoas a coletarem o óleo de cozinha usado e dar o destino correto. A ação foi realizada em várias praias de Florianópolis durante o verão e no feriado de Carnaval deste ano, levando informação e as ferramentas para que as pessoas façam sua parte em casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário