sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

É difícil investir em sustentabilidade?

Todo consumo gera impacto! Impacto na sociedade e no meio ambiente. Pode ser um impacto positivo ou um impacto negativo. Por isso, é que toda ação que consiga minimizar os impactos negativos valem a pena.

Quando aborda-se o tema sustentabilidade, muitas empresas ainda imaginam projetos mirabolantes, gastos com materiais diferenciados ou investimentos em consultorias especializadas. Mas o que toda empresa pode, e deve fazer, é rever suas ações do dia-a-dia e ver onde é possível minimizar prejuízos ao meio ambiente e potencializar ganhos à comunidade que está à sua volta. Se todos fizerem uma parte, o conjunto logo sente o reflexo e o círculo de boas atitudes só aumenta!

Além dos tradicionais cuidados com os desperdícios de utilização de água, energia e materiais, tente mudar também hábitos no uso de materiais e mesmo de processos da empresa.

Exemplos fáceis:
- Comprar matéria prima de fornecedores mais próximos, idôneos e que também se preocupem com o meio ambiente;
- Reutilizar e reciclar materiais como papéis e embalagens;
- Diminuir consumo de materiais plásticos;
- Planejar ações das empresas sempre com base nas questões ambientais, verificando onde é possível reduzir desperdícios;
- Buscar sempre novos materiais que possam inovar seu produto e ao mesmo tempo contribuam para diminuir os impactos positivos ao meio ambiente;
- Divulgar sempre ações que destaquem o tema!

Nenhum comentário:

Postar um comentário